Perfil

Minha foto
Croatá, Brazil
Olá sou professor graduado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, tenho 27 anos e 7 deles dedicados a prática docente.

Titulo de Especialização

Titulo de Especialização

domingo, 5 de janeiro de 2014

Seuma tenta banir pintura em árvores e postes

Embora seja comum observar pela cidade plantas, postes e meios-fios pintados pela metade, essa prática é considerada crime ambiental. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) tem intensificado a fiscalização urbanística e ambiental. Duas empresas na Avenida Presidente Costa e Silva já foram notificadas por meio da Célula de Controle da Poluição Visual.

Adorno em plantas, postes, calçadas, pedras e meios-fios é considerado crime ambiental FOTO: HELOSA ARAÚJO
Foi um total de 10 árvores que sofreu com a pintura. A gerente da Célula de Educação Ambiental, Edilene Oliveira, explica sobre os danos que a vegetação é submetida. "A composição química das tintas pode prejudicar a situação fitossanitária da planta, neste caso, podendo interferir no processo de fotossíntese da planta, danificação da casca, como também a integridade da mesma", esclarece.

Poluição visual

O adorno de postes, calçadas, pedras e meios-fios também é considerado como prática ilícitas, pois descaracteriza a paisagem urbana, se encaixando como poluição visual.

Na Avenida Presidente Costa e Silva, um motel coloriu de azul postes, árvores e o meio-fio. Em outro ponto da mesma avenida, um salão de beleza tingiu de rosa também a paisagem ambiental e urbanística. As empresas foram advertidas com base na Lei de Crimes Ambientais nº 9605/98.

Os responsáveis também receberam orientações da equipe da Célula de Educação Ambiental da Secretaria e terão de recuperar integralmente as árvores e o espaço que foram danificados com as intervenções.

Queixas relacionadas à crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone (85) 3452.6923.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Um comentário:

  1. muito interessante. e o ingraçado é que pegar agua do mar tambem crime

    ResponderExcluir